O Mundo Financeiro e a Renda Fixa – MÓDULO II
9H (6 aulas de 1h30)

Carga horária

oNLINE

Modalidade

finanças

Área de conhecimento

Sobre o curso

O sistema econômico de um país é fator predominante para a criação de riqueza. A estrutura de captação de recursos, financiamento do investimento e do consumo e a gestão das contas públicas têm forte impacto sobre os ciclos econômicos. A taxa de juros é o instrumento que está no centro deste processo, atua como a grande orientadora das decisões e direciona os fluxos de capital. Entender a engrenagem da economia, o mercado financeiro e seus produtos é fundamental para ter uma vida financeira saudável e sustentável.

INSCREVA-SE

OBJETIVO

Nosso objetivo é que você entenda o que os indicadores econômicos, PIB, desemprego, balança comercial, entre outros tem a ver com o sistema financeiro, seus impactos na taxa de juros e como seus investimentos podem ser afetados. Compreender esta dinâmica vai ajudá-lo a discutir com seus assessores ou consultores e a tomar decisões mais objetivas.

PÚBLICO-ALVO

Interessados em conhecer o funcionamento do Mercado Financeiro, para aprimoramento profissional ou pessoal.

Você irá aprender

  • Como ler os principais indicadores econômicos;
  • O papel do governo e do Banco Central na economia;
  • Como a inflação se relaciona com a taxa de juros e seus investimentos;
  • Porque a taxa de juros é importante em suas decisões sobre em que ativos alocar seus recursos;
  • As diferenças entre taxas de juros pré-fixadas e pós-fixadas e como impacta seus investimentos;
  • Quais são os produtos de renda fixa no Brasil;
  • Como funciona o mercado de ações;
  • Porque as taxas de juros caíram tanto;
  • O que levar em consideração antes de investir;
  • Como interpretar os materiais publicitários dos produtos de investimento.

EQUIPE

Coordenador Hudson Bessa

Hudson Bessa
Coordenador

Doutor em Administração pela FEA-USP, Mestre pela EBAPE-FGV e MBA em gestão de TI e bacharel em economia.Possui 31 anos de experiência no mercado financeiro, sendo 27 na ANBIMA.

Professor da FGV, FIPECAFI, Universidade Mackenzie e CNF.Colunista do Valor Investe (www.valorinveste.oglobo.com) e do Arena do Pavini (www.arenadopavini.com.br).

Rogério Paulucci Mauad
Professor

Doutor em Adm. Empresas pelo Mackenzie e em Gestão pela UMinho, em Portugal. Mestre em Adm. Empresas pelo Mackenzie. Graduação em Economia pelo Mackenzie (2010) e em Direito pela USP (1989).

Atua nas áreas de Economia, Finanças e Mercado de Capitais e nas áreas de Direito Civil e Empresarial.

Professor na FIPECAFI, Mackenzie; FIA; Ibmec, Saint Paul e Senac. Autor de diversos livros sobre mercados financeiros.

Hilton Hostalacio Notini
Professor

Mestre e doutor Economia pela EPGE/FGV-RJ, com diversas publicações acadêmicas em revistas nacionais e internacionais. Professor de graduação, MBA e mestrado nas principais faculdades de Economia do país (FGV, IBMEC e Insper).

Sólida experiência em riscos, macroeconomia, finanças e Analytics adquirida em cargos de confiança no governo brasileiro e no mercado financeiro. Atualmente é o Head de Precificação e Índices de renda fixa da Anbima.