O Mundo Financeiro e seu Funcionamento – MÓDULO I
6 H (4 aulas de 1h30)

Carga horária

PRESENCIAL

Modalidade

finanças

Área de conhecimento

Sobre o curso

A classe de ativos renda fixa é a preferida dos brasileiros. Parte majoritária dos recursos investidos estão alocados em renda fixa no Brasil. Investir em renda fixa, ou títulos de crédito, é financiar governos, empresas e até bancos que precisam de capital para seus empréstimos. Em um processo de investimento, a parte dos recursos dedicados a proteção sempre é direcionada para renda fixa, que também pode gerar bons resultados para os portfolios, se bem diversificada. Entender como a rentabilidade é afetada pela oscilação das taxas de juros em função da marcação a mercado (MtM) dos ativos. Conhecer todos os ativos de renda fixa: letra financeira, certificado de depósito bancário, debênture, letra de crédito imobiliário, letra de crédito agrícola, entre outros.

INSCREVA-SE

OBJETIVO

Nosso objetivo é que você entenda o que os indicadores econômicos, PIB, desemprego, balança comercial, entre outros tem a ver com o sistema financeiro, seus impactos na taxa de juros e como seus investimentos podem ser afetados. Compreender esta dinâmica vai ajudá-lo a discutir com seus assessores ou consultores e a tomar decisões mais objetivas.

PÚBLICO-ALVO

Interessados em conhecer o funcionamento do Mercado Financeiro, para aprimoramento profissional ou pessoal.

Você irá aprender

  • Quais os principais títulos do Tesouro Direto;
  • O efeito dos juros compostos no valor de suas aplicações;
  • Como as mudanças na taxa de juros impactam seus investimentos;
  • A calcular rentabilidades comparadas com as taxas SELIC e o CDI;
  • As diferenças entre rentabilidade bruta e líquida de IR;
  • A interpretar o que é risco de mercado e crédito;
  • Como utilizar a renda fixa para diversificar sua carteira;
  • O que fazer em um cenário de juros altos como o atual.

EQUIPE

Hilton Hostalacio Notini
Professor

Mestre e doutor Economia pela EPGE/FGV-RJ, com diversas publicações acadêmicas em revistas nacionais e internacionais. Professor de graduação, MBA e mestrado nas principais faculdades de Economia do país (FGV, IBMEC e Insper).

Sólida experiência em riscos, macroeconomia, finanças e Analytics adquirida em cargos de confiança no governo brasileiro e no mercado financeiro. Atualmente é o Head de Precificação e Índices de renda fixa da Anbima.