O Mundo Financeiro e seu Funcionamento – MÓDULO I
18H (6 aulas de 3h)

Carga horária

Presencial

Modalidade

finanças

Área de conhecimento

Sobre o curso

A classe de ativos renda fixa é a preferida dos brasileiros. Parte majoritária dos recursos investidos estão alocados em renda fixa no Brasil. Investir em renda fixa, ou títulos de crédito, é financiar governos, empresas e até bancos que precisam de capital para seus empréstimos. Em um processo de investimento, a parte dos recursos dedicados a proteção sempre é direcionada para renda fixa, que também pode gerar bons resultados para os portfolios, se bem diversificada. Entender como s a rentabilidade é afetada pela oscilação das taxas de juros em função da marcação a mercado (MtM) dos ativos. Conhecer todos os ativos de renda fixa: letra financeira, certificado de depósito bancário, debênture, letra de crédito imobiliário, letra de crédito agrícola, entre outros.

adiado

OBJETIVO

Nosso objetivo é que você entenda o que os indicadores econômicos, PIB, desemprego, balança comercial, entre outros tem a ver com o sistema financeiro, seus impactos na taxa de juros e como seus investimentos podem ser afetados. Compreender esta dinâmica vai ajudá-lo a discutir com seus assessores ou consultores e a tomar decisões mais objetivas.

PÚBLICO-ALVO

Interessados em conhecer o funcionamento do Mercado Financeiro, para aprimoramento profissional ou pessoal.

Você irá aprender

  • Quais os principais títulos do Tesouro Direto;
  • O efeito dos juros compostos no valor de suas aplicações;
  • Como as mudanças na taxa de juros impactam seus investimentos;
  • A calcular rentabilidades comparadas com as taxas SELC e o CDI;
  • As diferenças entre rentabilidade bruta e líquida de IR;
  • O que é marcação a mercado e suas implicações nos preços dos títulos que compõem sua carteira;
  • A interpretar o que é risco de mercado e crédito;
  • Como utilizar a renda fixa para diversificar sua carteira;
  • O que fazer em um cenário de juros baixos como o atual.

EQUIPE

Coordenador Hudson Bessa

Hudson Bessa
Coordenador

Doutor em Administração pela FEA-USP, Mestre pela EBAPE-FGV e MBA em gestão de TI e bacharel em economia.Possui 31 anos de experiência no mercado financeiro, sendo 27 na ANBIMA.

Professor da FGV, FIPECAFI, Universidade Mackenzie e CNF.Colunista do Valor Investe (www.valorinveste.oglobo.com) e do Arena do Pavini (www.arenadopavini.com.br).

Professora Rosimara Donadio

Rosimara Donadio
Professora

Doutora em Finanças Comportamentais, é Economista, com Graduação e Mestrado pela FEA-USP. Atualmente, é consultora em Finanças Pessoais e faz parte do corpo docente da FIA, FIPE, B3 e Idea9/Banco C6. Foi executiva no mercado financeiro na BM&FBovespa e Cetip, ambas atuais B3.