O Mundo Financeiro e seu Funcionamento – MÓDULO I
7H30 (5 aulas de 1h30)

Carga horária

ONLINE

Modalidade

finanças

Área de conhecimento

Sobre o curso

Existem várias alternativas disponíveis no mercado financeiro para a aplicação de recursos por parte do investidor: títulos do governo, debêntures, CDBs, ações, títulos transacionados no mercado internacional, etc. O investidor pode escolher diretamente entre estas diversas alternativas ou optar por confiar seus recursos a um profissional na área de investimentos, delegando a este o poder, a partir de certas condições previamente estabelecidas, de escolher em seu nome. Entre as razões que podem levar o investidor a procurar a ajuda de um profissional de investimentos, estão as seguintes: (i) não conhecer os ativos financeiros; (ii) não ter tempo/interesse para acompanhar a evolução dos diferentes mercados; e (iii) não querer se envolver com os aspectos operacionais (liquidação, custódia, recebimento de proventos, resgate, reaplicação etc.). A relação entre o investidor e este profissional pode ser regulada por um contrato particular ou através de um Fundo de Investimento. Ou seja, aplicar em um Fundo nada mais é que uma maneira formal de um ou mais investidores delegarem a um profissional a gestão de sua carteira de investimento. Para tanto, devem ser definidos previamente, entre as partes, os parâmetros de rentabilidade x riscos a serem assumidos: tipos de títulos que podem ser adquiridos, prazos, liquidez desejada, custos envolvidos e demais itens que sejam importantes neste relacionamento.*

INSCREVA-SE

OBJETIVO

Ao comprar cotas de um fundo de investimento você se torna parte de condomínio. Compreender como os fundos de investimento funcionam, porque são segregados em diferentes classificações, como são estruturados, quais são os fatores e seus limites é essencial para tomada de decisão. Nesse curso vai entender os principais fatores por trás dos diferentes tipos de fundos e seus riscos associados.

PÚBLICO-ALVO

Interessados em conhecer o funcionamento do Fundos de Investimento, para aprimoramento profissional ou pessoal.

Você irá aprender

  • Quais são as classificações existentes para os fundos;

  • O que são fundos abertos e fundos fechados;

  • Quais são os fatores de risco associados aos fundos;

  • Quais são as taxas envolvidas em um fundo de investimento;

  • Como identificar os tributos incidentes em fundos de investimento; e

  • Avaliar os riscos em fundos.

*Caso haja número suficiente de alunas. 

EQUIPE

George André Willrich Sales
Professor

É pesquisador do núcleo de docentes permanentes do Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da Faculdade FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras). Professor da Escola de Negócios FIA no Curso de Graduação em Administração e nos Cursos de MBA. Professor do IBMEC São Paulo nos Cursos de Graduação nos Cursos de MBA. Professor visitante da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo. Graduado em Processamento de Dados pela FATEC-BS, em Direito pela UNIMES e em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Pós-Graduado no MBA da FIA. Mestre em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP. Doutor em Administração de Empresas pelo Mackenzie. Atuou por 11 anos em Instituições Financeiras (Nacional e Internacional). Consultor em Finanças e Mercado Financeiro.